Pesquisar no site


Usamos e Recomendamos:

Enquete

Você prefere Lhasa ou Shih Tzu?

Lhasa Apso X Shih Tzu

É normal confundir Lhasa Apso com o Shih Tzu. E ainda mais normal, é a quantidade de cães mestiços das duas raças que temos visto por aí.
Mas na verdade, são raças com muitas peculiaridades que as diferenciam.
Como criadora de Lhasa Apso há 11 anos, citarei brevemente características das raças e motivos que me fizeram optar pelo Lhasa Apso

Do ponto de vista físico:

- O focinho do Lhasa, por ser um pouco mais alongado, não costuma causar desconforto respiratório. Problemas comuns em cães de focinhos achatado são estenose de narinas, palato mole alongado e hipoplasia traqueal. Esses males, afetam com mais frequencia Shih Tzus.
- Os olhos do Lhasa apso são ovalados, de aparencia normal. Enquanto os do Shih Tzu são redondos e levemente saltados, o que exige mais atenção, devido ao risco de perfurações e traumas. É comum que raças de olhos grandes tenham úlcera de córnea e exoftalmia (quando o olho sai do globo ocular).
- A expressão do Lhasa Apso deve dar a impressão de

- O Lhasa é um cão rústico. Quando peludo, tem uma beleza e imponencia estonteante, e quando tosado, é cão bonito de aparencia natural.
- O peso dos Lhasas costuma ser entre 5 e 9kg. E dos Shih Tzus entre 4,5 e 8,5kg. A altura na cernelha dos Lhasas fica 25cm em média, e dos Shih Tzus 28cm. Exemplares menores ou maiores podem nascer em amabas as raças, mas a reprodução desses cães não deve ser encorajada.

Temperamento:
- O Lhasa é muito independente e intuitivo. Os exemplares típicos são reservados com estranhos, logo, para você ter o carinho de um Lhasa, deve conquistá-lo. Costumam sentir a energia das pessoas antes de estabelecer contato.
- Lhasas se adaptam em diversos ambientes e estilos de vida. São muito indicados para pessoas que passam boa parte do dia fora e moram em pequenos espaços. Sâo bem silenciosos e raramente destroem móveis e objetos quando ficam sós.
- Quando acostumados desde filhotes ao convivio com crianças, se tornam cães muito pacientes e que adoram brincar. 
- Em ambas as raças, exemplares agressivos (que rosnam ou mordem) devem ser afastados da reprodução. Apesar de desconfiados, lhasas 


Higiene:
A coprofagia (ato de comer as próprias fezes) é corriqueira na maioria dos Shih Tzus. Nos Lhasas, apesar de também existir, não é tão comum e costuma ser facilmente resolvida.
Os Lhasas costumam ser muito higienicos, aprendendo desde novinhos o lugar de fazer suas necessidades.
Adoram ter a pelagem escovada e tomar banho. Ficam exibidos quando sabem que estão lindos e cheirosos.


 

Essa página irá ajudar, através de algumas fotos, a diferenciar essas duas raças tão parecidas.

*O Lhasa Apso adulto que aparece na maioria das fotos é Chic Choix Brent Tarleton, melhor lhasa 2006 e 2007 e pai da nossa matriz Enya.

 

 

 

 

Filhotes:

Lhasa Apso e Shih Tzu

 

Penteados:

Shih Tzu e Lhasa

 

O que se esconde por baixo de tanto pêlo:

Shih Tzu e Lhasa tosados.